Dicas para Vender MAIS (mesmo na COPA)
Dicas para Vender Mais (mesmo na COPA!)
Por: Vinícius Gonçalves

Como todos já sabem, não existe fórmula mágica para vender melhor. Então, antes de falarmos sobre asideias para vender mais, vamos conceituar vender melhor e vender mais… qual a diferença?
A diferença é que vender mais pode representar quantidade e vender melhor significa o desempenho entre a saída de produtos e a satisfação encontrada pelos clientes, e ainda a satisfação quanto ao pós-venda, e como essa satisfação é capaz de fidelizar os clientes.
Os bons vendedores usam certos princípios para vender mais e melhor:

Conhecer bem os produtos
O bom vendedor conhece não só o que há de inovado no produto/serviço ou o que ele pode complementar ou substituir, mas antes de tudo, conhece a imagem que a empresa, produto /serviço tem.
Esse conhecimento não é útil somente para driblar objeções por parte do cliente, mas também para agir com honestidade capaz de encantar o cliente, mostrar que como vendedor você conhece e admite erros e limitações de seus produtos e serviços.
A honestidade vende bem e faz vender mais.

Respeitar a concorrência
Melhoramos o nosso desempenho sempre que temos uma meta, nos esforçamos e trabalhamos duro para isso é uma dica para vender mais.
Não é o produto/serviço da concorrência que representa um desafio para as vendas, mas a organização para as vendas. Então o objetivo é organizar a equipe de vendas, elaborar um plano de vendas com metas e analisar quais os desafios que devem ser vencidos para que as vendas alcancem as metas.

Venda soluções
Mostre o que o produto/serviço pode fazer pelo cliente solucionando de forma prática e eficiente os problemas que os clientes pretendem resolver com os produtos/serviços vendidos ou a satisfação que os clientes pretendem encontrar. Desta forma você consegue vender mais porque o produto “se vende sozinho”.

Venda satisfação e não produtos
É essencial atualmente no mercado que as empresas saibam vender sonhos. Estamos vivendo na economia brasileira um momento em que a classe C é a responsável pela metade das vendas e potencial consumidor no mercado para a demanda de produtos/serviços de pequenas, grandes e médias empresas.
Esses consumidores querem respeito, reconhecimento e a realização de seus sonhos.
Se empenhe então para vender satisfação e não só produtos e com isso você conseguirá vender mais serviços e qualidade.

Não meça esforços para alcançar metas
Não meça esforços para melhorar suas vendas: invista em treinamento, selecione novos talentos, reformule estratégias de vendas, reúna a equipe, mobilize o pessoal, enfim faça o que for necessário para alcançar as metas de vendas.
Com as metas cumpridas, as chances de vender mais a cada dia fica muito maior.
Dica para vender mais: Estabeleça um programa de vendas
Estimule os funcionários a vender mais e melhor em um ambiente que motive.
Lembrando que as metas de vendas devem ser alcançadas ao mesmo tempo em que o ambiente de trabalho seja justo, coerente, dê aos funcionários crescimento
Treinar consumidores ou clientes
Se um novo produto/serviço ou ideia ainda não é bem aceita ou utilizada, então ensine os clientes á usá-la e aceitá-la. Crie novos hábitos e conceitos, oriente os clientes ou consumidores sobre as vantagens encontradas nos produtos/serviços e torne as inovações um sinônimo de valor.
Se realmente um produto/serviço é necessário e agrega valor ao cliente, logo os mesmos estarão comprando e utilizando novos serviços/produtos. Não deixe que novos mecanismos ou tecnologias inibam os clientes, oriente sempre para vender mais e melhor.

Utilize todos os mecanismos de marketing
Isso mesmo: utilize todos os mecanismos possíveis de marketing para vender mais. Canais de vendas que são interessantes após análise estratégica, ampliação de horizontes exportando produtos e fortalecendo a marca fora do país, descentralizando equipe de vendas, diversificando ou diferenciando atendimento e a maneira de vender, seja de forma simples como mudando um processo, ou embalagem ou alguma fórmula para modificar o resultado final. Não importa, o essencial é que se utilizem todos os mecanismos de marketing possíveis para atrair novos clientes e assimvender mais e melhor.

Pós- vendas é necessário sempre
Um e-mail de agradecimento, uma pesquisa de satisfação sobre o produto adquirido, todos esses gastos simples significam muito para o cliente.
Continue exercendo o mesmo bom atendimento na compra e entrega do produto e depois continue agregando valor na montagem, manutenção ou trocas de produtos.
Tenha sempre um plano de garantia estendida e invista no atendimento, sobretudo no telemarketing receptivo, que têm contato direto com o cliente e que é capaz de mostrar eficiência, dinamismo, bom atendimento, pois o contrário disso significa perdas para a empresa.

Crie ações de fidelização
Fidelizar o cliente é importante, mas as ações devem fazer sentido e proporcionar vantagem para o cliente senão o resultado é afastar ao invés de fidelizar. Algumas ações utilizadas são: na compra de x quantidades leva uma grátis ou descontos, ou na compra de x reais ganhe um brinde; programas de milhagem, cartões de fidelização, cupons que dão direito a itens grátis ou então serviços gratuitos com a escolha do cliente por x serviços comprados.

Todas as iniciativas que deixam os clientes com a sensação de obter vantagem representa um bom mecanismo de fidelização.
Inove sempre seus programas de fidelização, vale a pena. Muitas vezes, programas de fidelizações não são capazes de fidelizar um cliente antigo, mas um programa de fidelização poderá ganhar clientes novos.

Para vender mais, como dissemos acima, não existe fórmula mágica, mas existem com certeza vários mecanismos que fazem parte do processo de vendas e, se não trabalhados corretamente, farão com que a empresa não só corra o risco de vender menos, como também de perder vendas.

Esses mecanismos são: ser visto pelos consumidores ou clientes, ser eficiente atendendo da melhor forma em todos os processos de vendas, se diferenciar dos concorrentes agregando valor aos produtos/serviços, usar mídias sociais de maneira em que a empresa se torne conhecida e os consumidores ou clientes possam interagir buscando mais informações e admirar mais a empresa; fazer acompanhamento dos produtos a ser entregues, contar com uma logística competitiva e ainda possuir uma equipe de vendas comprometida e vencedora.

Seguindo estas dicas, com certeza você poderá vender mais e ganha muito mais dinheiro na empresa.